21 de janeiro de 2008

Por um português bem falado, por um português correcto

Visto ter apagado sem querer um post onde descrevia minuciosamente a minha mirabulante ida ao casting do High School Musical e visto não ter vontade de refazer o maldito texto, partirei então para outra temática, havendo a remota hipótese de regressar ao dito casting.

Não me recordo já quem perguntou-me: "Porque é que o teu blog se apresenta como "muxikall"?
Ao que a minha humilde pessoa respondeu: "Bom, reconhecendo que muxikall se escreve com um X, um K e dois L é de perceber que se trata de uma crítica àquela espécie de pessoas que diariamente escreve desta maneira, usando abreviaturas, comendo letras aqui, roubando sons ali, cedilhas e acentos acolá, ora usando pontuação, ora não, ora transformando CH, S, SS em X, Q, C em K e mesmo acrescentando (vá se lá saber porque raio de carga de água) letras. Assim sendo, apelo só pelo nome à escrita correcta do nosso português, língua em tranformação ( e que em breve se alterará, com a aceitação de palavras brasileiras e afins). Por isso , quando mandarem uma sms, e-mail, bilhetinho para o colega que se encontra na outra ponta da sala de aula ( a contar fofocas, mexericos e os demais assuntos que vos possam surgir numa aula de Inglês - ou Latim - ou Filosofia - ou mesmo Francês - Literatura não que a stôra ainda cá vem ver e quem paga é a minha bem dita nota!) lembrem-se do meu post, do meu blog e lutem por esta causa maior: Por um português bem falado, por um português correcto. Ok, excepto se estiverem com muita pressa. Por isso, por um português bem falado, por um português correcto, excepto se estiverem com muita pressa. Ok, também podem estar em apuros ou em sarilhos, por isso, por um português bem falado, por um português correcto, excepto se estiverm com muita pressa, em apuros ou sarilhos.
Não me ocorre outra excepção por isso, pPor um português bem falado, por um português correcto!!!

6 comentários:

miguel o gonorreias disse...

meu os anos que já cá não venho comentar! ainda o cavaco usava fraldas, quando começou a ser incontinente! 1º joana os valores de comicidade são elevadíssimos, sim senhor, parabéns! e 2º tens toda a razão, vamos todos lutar por uma causa única: o bom português! mts beijos

Sr. Banana disse...

Viva portuguÊs! (Perdoem-me...não me ocorre mais nada!)

a(muse) disse...

Bem ninaH, o teu textu extah ximplexmenteh wiiinduuuh!11! :D LoOOOl, ri me buex pah miudah, aXuh memuh mal exes k andam prai a xkrever.. prontox.. ixuh k dixext! lOooOL1!1!

É k É mExMuH iRrItAnTe P BuEx! aGoRa deXkUlPa LaH, pK eU ToU CoM deMaSiAdA pReSsA pArA eSKReVeR Km dEvE De sEr MaS tEnHo tEmpo parA FaZeR UmA lEtrA mAiOr k A OuTrA E dAr LolEs KIlOmEtRiCOS! LoOlOlOL!

Apaixonada(mente) disse...

XD

só tu minha Bri :)

Nya disse...

Por que não dá para igualar o coment da Brie
E eu não estou com pressa
Nem em sarilhos... ainda

Então gritemos qualquer coisa como : Matarom o Meestre! Matarom o Meestre!
E vamos todos pelos semideiros escusos (ou qualquer coisa assim) salvar o Portugues.
Lingua Mais Lingua não há!

crush disse...

Eu digo mais um motivo para se escrever bom português: um melhor entendimento. Nunca me esquecerei de algo que a minha professora de português do 6º ano exemplificou:

Há muitos anos atrás, um homem escreveu numa parede:
Morte ao rei não faz falta ao povo

Vieram os guardas e prenderam o homem. Quando estava a ser escutado pelo rei, desculpou-se da seguinte forma:

"Eu fui preso antes de acabar de escrever...Ainda não tinha colocado a pontuação na frase. Era para ser "Morte ao rei? Não! Faz falta ao povo."

E o rei libertou-o...




É uma bela história...Dói a alma ver pexoas escrevendu axim...Mas enfim...Não vou ser hipócrita e dizer que no msn não uso abreviaturas, porque uso, mas nunca desta maneira assassina. Mas já faz uns bons anos que nas mensagens escritas (SMS) uso escrita inteligente e tento escrever sempre o mais correcto possível...Vejam lá que até se escreve mais rápido desta forma...


Beijinhus kiduxus e fofuxus migah!